terça-feira, 27 de novembro de 2012

ETAPA 4 Resenha do Livro “A Criança e o Número”

ETAPA 4 Resenha do Livro “A Criança e o Número” Nesta obra Kamii faz uma justificativa de sua teoria na construção do número e sua contagem, baseados em diversos experimentos realizados em diferentes faixas etárias seguindo o resultado das pesquisas de Jean Piaget. A autora defende que diferentemente do que algumas interpretações indicam desenvolver e exercitar os aspectos lógicos do número com atividades pré-numéricas (seriação, classificação e correspondência termo a termo) é uma aplicação equivocada da pesquisa de Piaget, pois ele tinha preocupações na área epistemológica e não na didática. Kamii cita que quando o professor ouve falar na não conservação dos números, refletem no significado da aprendizagem do mesmo. Aplicando a teoria de Piaget, o professor pode utilizá-la discutindo sobre quatro aspectos: a natureza do número; objetivos para o ensino do número; princípios de ensino; situações problemas que o educador pode usar para a aprendizagem do número. A autora mostra também o quanto se faz importante a aplicação de jogos no auxilio à aprendizagem e fixação de conceitos,explica que o meio ambiente indiretamente oferece uma melhor facilidade no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. “As crianças de culturas industrializadas desenvolvem-se mais rapidamente do que as que tem culturas menos industrializadas, aquelas que possuem um nível socioeconômico médio alto se desenvolvem melhor do que as de médio baixo, e as que vivem na zona urbana se desenvolvem mais rápido do que as que vivem na zona rural”. Kamii elaborou também, seis princípios de ensino sob três títulos: 1. Criação de todos os tipos de relações Encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações. 2. A quantificação dos objetos a. Encorajar as crianças a pensarem sobre numero e quantidades de objetos quando estes seriam significativos para elas. b. Encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos (em vez de encorajá-las a contar). c. Encorajar a criança a fazer conjunto com objetos móveis. 3. Interação social com os colegas e os professores. a. Encorajar a criança a trocar ideias com seus colegas. b. Imaginar como é que a criança está pensando, e intervir de acordo com aquilo que pareça estar sucedendo em sua cabeça. ATPS FUNDAMENTO E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA Cristiane Nogueira Rios RA 175835 6MA Daniele Cristiane S. Melo RA 176322 6MA Elisabete Augusto da Silva RA 189950 5MA Ester Portela RA 136683 6MA Suely Taira Zuim RA 180361 5MA Professor (a) Orientador (a): Maria da Penha Tessari São Caetano do Sul 2012 fonte: http://andersonhigo.blogspot.com.br/2009/06/resenha-crianca-e-o-numero.html http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/resenha-do-livro-a-crianca-e-o-numero-implicacoes-educacionais-da-teoria-de-piaget-por-atuacao/

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