quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A construção do número operatório

A construção do número operatório


A construção do número operatório
 

No processo de ensino e aprendizagem é importante a fundamentação da matemática na vida das crianças, pois, elas levarão o que irão aprender por toda a vida. Assim essa iniciação da criança na escola será muito importante, pois, a partir deste ponto eles começarão a conhecer e reconhecer os números, levando em consideração tudo que o aluno já conhece, nesta fase eles sabem os nomes dos números mais não os conhece e não os compreendem.

"A condição necessária para a construção do conhecimento matemático é, pois, a possibilidade do ser humano estabelecer relações lógicas sustentadas na sua ação transformadora sobre a realidade que interage. ”(Ana Cristina S. Rangel pág. 102)"

Para uma melhor aplicação da matemática na fase inicial dos alunos podemos utilizar jogos pedagógicos, lúdicos com o objetivo de uma melhor aprendizagem do conteúdo, desta forma prenderemos a atenção deles em uma aula que ficará divertida e prazerosa. Cada atividade pode ser feita de uma forma mais adequada à série ou idade do aluno, usando objetos diferentes, figuras geométricas, cores e tamanhos diferentes, espessura, texturas e comprimentos, observando também o grau de aprendizagem e dificuldade de cada um. 

Classificação: aproximar elementos semelhantes

Seriação: colocar na ordem os elementos

Número operatório: é o número que representa uma quantidade que pode sofrer uma ação de adição ou subtração. Uma ação que pode ser desfeita.

Assim o aluno será capaz de resolver problemas.

1- Classificação: Ex: Uma caixa com blocos lógicos

O aluno pode organizar por formatos ou cores.

2- Seriação: Ex: Blocos alfabéticos.

O aluno organiza em ordem alfabética

3- Numerização: Ex: vários tamanhos de caixas.

O aluno colocará em ordem de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário